Ateliê Tabuleiro
Conheça um pouquino do Projeto Ateliê Tabuleiro por meio do Jornal Espinheira Santa - Edição Especial, que aborda o trabalho de educação ambiental e patrimonial realizado com 352 estudantes do Ensino Médio da EEB Padre Vicente Ferreira Codeiro (Pinheira, Palhoça - SC) no ano de 2023.
PROJETO DE MONITORAMENTO
DE FAUNA EDUCATIVO
O Projeto de Monitoramento de Fauna Educativo propõe a realização de oficinas que buscam, por meio de métodos científicos, gerar conhecimentos sobre a fauna do Parque, em especial da área de Restinga onde encontra-se o Centro de visitantes. Observação de rastros e fezes dos animais, observação e escuta do canto das aves, instalação de armadilhas fotográficas, entre outros, são elementos que compõe a oficina, sendo além de uma ferramenta de pesquisa, uma atividade lúdica e divertida .
PROJETO ATELIÊ TABULEIRO
O Projeto Ateliê Tabuleiro propõe a realização de oficinas culturais, tendo como temáticas principais a Etnobotânica e a Sociobiodiversidade, com foco nos conhecimentos tradicionais associados às plantas alimentícias e medicinais da Mata Atlântica. Trata-se da valorização da biodiversidade do Parque e seu entorno por meio de atividades que unem ciência, arte, educação ambiental e patrimonial. O Projeto foi contemplado em 2021 pela Lei Aldir Blanc de incentivo á Cultura. Atualmente realizamos as oficinas com grupos por meio de agendamentos no Centro de Visitantes do Parque e também através de projetos específicos.
PROJETO KA'AGUY MIRIM
CAMINHOS DO MACIAMBU
Sempre em busca de inspiração
O projeto faz parte do processo de formação de condutores ambientais e culturais indígenas a partir de oficinas culturais nos caminhos e trilhas da Terra Indígena (TI) do Morro dos Cavalos e do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST). A interpretação envolve a observação da pré-história com aulas de campo nas gravuras rupestres, sambaquis e oficinas líticas da região do Maciambu com abrangência na Serra do Cambirela e planície costeira com as praias da Pinheira, Guarda do Embaú e Ponta do Papagaio. O objetivo é fortalecer o projeto das trilhas Guarani em implantação. No total foram realizadas quatro (4) oficinas com duração de seis (6) horas. Totalizando vinte e quatro (24) horas de formação de condutores ambientais e culturais indígenas.
OFICINAS CULTURAIS - HISTÓRIA E NATUREZA
1° Oficina - Geoarqueologia e patrimônio geológico do Maciambu
2° Oficina - Botânica - plantas da Mata Atlântica
3° Oficina - Paisagem cultural e patrimônio natural - Caminho do Peabiru “Terra sem males”
4° Oficina - Caminhos indígenas e patrimônio cultural
.