EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O principal instrumento de sensibilização e aprendizagem em Unidades de Conservação é o contato direto com a natureza por meio das metodologias de Educação e Interpretação Ambiental. No Programa de Educação Ambiental e Uso Público do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a principal ferramenta é a Trilha Interpretativa da Restinga do Maciambu, que foi planejada para ser utilizada por todo tipo de público e faixa etária, e visa promover a sensibilização e a conscientização da importância do ecossistema de restinga, bem como a conservação da natureza. As trilhas em meio a natureza são como um laboratório vivo para o desenvolvimento de experiências significativas em educação ambiental, aplicadas pela equipe de educadores do Centro de Visitantes.
- Centro de Visitantes, Espaço Raulino Reitz e Casa Açoriana:
O Centro de Visitantes possui também auditório, salas de apoio e ambiente externo com área para piquenique e um anfiteatro, onde são realizados eventos educativos ao longo do ano e atividades complementares como cursos de formação continuada para educadores, palestras, exposições fotográficas e de materiais que compõem o acervo museológico do parque.
- Condução lúdica:
Buscam a sensibilização dos visitantes com experiências que perpassam por: peças teatrais interativas com cenas encadeadas ao longo da trilha, atividades planejadas para despertar os sentidos, experimentos educativos de iniciação a pesquisa científica, uso de instrumentos musicais, como flautas e apitos.
- Trilha guiada:
A experiência de caminhar pela trilha com a condução de um monitor preparado para buscar despertar a percepção dos caminhantes faz toda a diferença na observação dos ciclos da natureza ao longo das estações do ano, períodos de acasalamento e reprodução dos animais, desovas de répteis, migração e nidificação de aves, floração e sucessão da vegetação, mudanças na paisagem pelo regime de chuvas, detalhes que enriquecem a caminhada.
- Oficinas:
As instalações do Centro de Visitantes também oferecem espaços adequados para realização oficinas educativas como: teatro-educação, trilha sensitivas, mosaico, rastros, pintura, bombas de sementes, entre outras, que propiciam ao público escolar e afins uma experiência prática e envolvente integrando processos mais participativos de educação ambiental.
MATERIAIS
PROJETOS DESENVOLVIDOS EM PARCERIA COM O CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DAUNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA.